Recomendação
Escolha não requisitar exames de imagem como teste inicial em pacientes com baixa ou intermédia probabilidade pré-teste para embolismo pulmonar agudo.
Justificação
Deverá antes ser requisitado um teste de alta-sensibilidade de D-dímeros como teste inicial em pacientes com probabilidade pré-teste baixa (e que não tenham um score PERC de 0) ou probabilidade pré-teste intermédia. Os limiares (cut-offs) de D-dímeros devem ser ajustados à idade (i.e., idade x 10 ng/mL em vez dos habituais 500 ng/mL) em pacientes com > 50 anos para determinar se é necessário exame de imagem. Um valor normal de D-dímeros no plasma (<500 ng/mL em pacientes com ≤50 anos; ou < [idade × 10] ng/mL, em pacientes com >50 anos) tem um elevadíssimo valor preditivo negativo suficiente para descartar embolismo pulmonar agudo, não sendo apropriados estudos de imagem nesses casos.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- Raja AS, Greenberg JO, Qaseem A, Denberg TD, Fitterman N, Schuur JD; Clinical Guidelines Committee of the American
College of Physicians. Evaluation of Patients With Suspected Acute Pulmonary Embolism: Best Practice Advice From the
Clinical Guidelines Committee of the American College of Physicians. Ann Intern Med. 2015 Nov 3;163(9):701-11.
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde