Sociedade Portuguesa de Cardiologia e o youtuber Sir Kazzio juntam-se para ensinar crianças a usar o 112 e capacitá-las a ajudar a salvar vidas e lançam campanha “Tu és Capaz.”
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia e o Youtuber Português SirKazzio lançaram a campanha “Tu és Capaz”: um vídeo que oferece aos mais novos um superpoder: Aprender a usar o 112 em caso de emergência e, assim, a salvar vidas.
Está provado que as crianças estão aptas a agir em situações de emergência, mas têm que ser ensinadas a fazê-lo corretamente. Portugal tem poucos recursos destinado ao ensino dos mais novos, pelo que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, no âmbito da sua responsabilidade educativa e social, quis elaborar um conteúdo que permite educar este grupo.
Segundo dados publicados pela União Europeia, apenas 51% dos portugueses sabe que o 112 é o número nacional de emergência. Ainda que se trate de um valor ligeiramente acima da média da União Europeia (48%), revela que metade da população nacional desconhece a existência de um contacto geral para onde deve ligar em caso de urgência, seja ela do âmbito médico, policial ou outro. Face a este cenário, a Comissão Europeia colocou em marcha ações de divulgação, sobretudo junto dos mais novos, e a SPC não hesitou em responder a esse apelo.
Dedicada ao público infantil, o objetivo da campanha “Tu és capaz” é ensinar as crianças a utilizar o número nacional de emergência médica (112) e a dar as informações solicitadas pelo operador do serviço de emergência. Está provado que as crianças estão aptas a agir em situações de perigo, mas têm que ser ensinadas a fazê-lo corretamente, até porque muitas das emergências mais frequentes, como os AVC e os enfartes do miocárdio, são eventos em que uma resposta rápida é essencial para evitar um desfecho potencialmente fatal ou com consequências incapacitantes.
Como a melhor forma de chegar às crianças é, cada vez mais, através das plataformas digitais, nada melhor do que recorrer a um dos youtubers de maior sucesso no nosso país para explicar algumas informações básicas, nomeadamente como saber explicar o local onde está a vítima, de que tipo de emergência se trata e, claro, alertar para os perigos das chamadas falsas para este número, que sobrecarregam o sistema e podem afetar a resposta a emergências reais, colocando em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda imediata.
Este é mais um exemplo do trabalho desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia no sentido de contribuir para uma maior literacia em saúde, nomeadamente ao nível da prevenção das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no nosso país. Outras campanhas promovidas pela SPC, como foi o caso de “Não perca tempo, salve uma vida”, dedicada à sensibilização para os sintomas do enfarte do miocárdio, foram tão bem recebidas que se tornaram um exemplo a nível internacional.
Filme da Campanha: Ver aqui
Filme da Campanha no Vimeo: Ver aqui