A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) em parceria com a FDC Consulting e a HealthNews, promoveu no dia 9 de abril de 2024, um Webinar subordinado ao tema “SNS: Sim é Possível!”. Durante este encontro em que se debateu o futuro do SNS, a Ordem dos Médicos defendeu a importância do serviço público de saúde como garante do direito à Saúde. “Não podemos pensar de forma individualista”, frisou durante a sua intervenção, Carlos Cortes, alertando para o facto de, num mundo global, a (falta de) saúde de uns afetar, naturalmente, a saúde de todos. “No mundo, nem todos têm o mesmo direito à saúde”, situação que, como sociedade, temos que combater, defendeu, alertando que no nosso país, o Serviço Nacional de Saúde é essencial para garantir que todas as pessoas têm acesso aos cuidados de que necessitam.
A iniciativa surge no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Saúde, que se comemorou no dia 7 de abril de 2024, sob o mote do Direito à Saúde das pessoas – “My health, my right” (WHO, 2024) – cada vez mais ameaçado pelas doenças, catástrofes naturais e crise climática, que assumem grande importância como causas de morte e de incapacidade, e ainda pelos conflitos geradores de perdas de vidas humanas, fome e sofrimento psicológico. A escolha deste tema traz assim à discussão, entre outros direitos, a defesa do direito de todos ao acesso a cuidados de saúde de qualidade.
O objetivo principal deste Webinar foi a análise do atual momento de reorganização do Serviço Nacional de Saúde e a sua adaptação aos desafios futuros, contando para o efeito com a participação de um conjunto de intervenientes em áreas estratégicas: Carlos Pereira Alves, Presidente da Direção da APDH, Miguel Múrias Mauritti, Jornalista HealthNews, Ana Escoval, Vogal da Direção da APDH, Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Luís Filipe Barreira, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Xavier Barreto, Presidente da Direção da APAH, Jaime Melancia, Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo e, como comentadores, Pedro Pita Barros, Professor da Economia da Saúde, Nova SBE e Victor Ramos, Professor ENSP-Nova. O encontro teve a moderação de Marina Caldas.