Durante a sua intervenção no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro” da Fundação Bial, Carlos Cortes elogiou o trabalho da Fundação Bial na promoção da investigação, área essencial para a qualidade dos cuidados de saúde, agradecendo “por tudo o que tem feito ao longo dos anos, e continua a fazer, pela medicina e pela ciência”.
Nessa mesma sessão, Luís Portela, Presidente da Fundação, destacou o trabalho da Comissão Organizadora da qual fazem parte Axel Cleeremans, Etzel Cardeña, Miguel Castelo-Branco, Rui Costa, Rainer Goebel, Stefan Schmidt e Caroline Watt. “É de facto um grande prazer e privilégio abrir o 14º Simpósio da Fundação BIAL dedicado, nesta edição, ao fascinante processo da criatividade. É difícil pensar numa capacidade que seja mais humana do que a criatividade“, destacou Axel Cleeremans, Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio no discurso que proferiu na abertura do evento.
O Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Paulo Jorge Ferreira, também interveio na sessão, enaltecendo as atividades desenvolvidas pela Fundação BIAL e “a atenção à inovação, e à inovação como motor do crescimento e da sustentabilidade” que são extremamente importantes.
O simpósio BIAL decorreu na Casa do Médico no Porto, entre os dias 3 e 6 de abril de 2024.