Choosing Wisely Portugal (Recomendações)
Opióides de libertação prolongada no tratamento da dor aguda

Recomendação
Escolha não prescrever, por rotina, opióides de libertação prolongada no tratamento da dor aguda, exceto se houver necessidade demonstrada, monitorização adequada e programação da data de fim.
Recommendation
Choose not to routinely prescribe extended-release opioids for the treatment of acute pain unless there is a demonstrated need, adequate monitoring, and a scheduled stop date.
Justificação
A dor experienciada por um paciente em resposta a um estímulo nocivo (cirurgia, trauma ou doença médica) é variável e geralmente melhora com o tempo. As decisões sobre a gestão da dor aguda devem ser adaptadas de acordo com a avaliação individual do doente e o ambiente de cuidados. Se a dor aguda for moderada ou grave e considerado que exista resposta a opióides, os opióides de libertação imediata podem estar indicados, como parte de um regime analgésico multimodal. Idealmente, deveriam ser titulados para o efeito e suspensos logo que possível.
Evitar a prescrição por rotina de opióides de libertação prolongada (LP) no tratamento da dor aguda, em ambiente hospitalar, exceto se houver necessidade demonstrada, esteja disponível monitorização adequada e exista um plano de suspensão. O início e fim de ação lentos destes fármacos não permitem uma titulação rápida e segura. A sua utilização no contexto da dor aguda tem sido associada a um risco aumentado de depressão respiratória induzida por opióides, entre outros efeitos adversos; alívio menos eficaz da dor aguda; maior risco de uso prolongado de opióides. Os opióides LP administram uma dose base constante, potencialmente excessiva para as necessidades e que representa um acréscimo imprevisível se for administrado concomitantemente um opióide de libertação rápida.
Em 2022, a Comissão Australiana de Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde referiu que o uso de opióides LP na dor aguda “deve ser excecional e não rotineiro”.
Os opióides LP não estão recomendados para o tratamento da dor aguda. A sua prescrição implica obrigações e responsabilidades adicionais do prescritor. No entanto, estes medicamentos devem ser mantidos na dose anterior em doentes com dor aguda que já estão a opióides LP para tratamento crónico. A posologia habitual deve ser verificada antes do opióde LP ser prescrito.
Se houver necessidade demonstrada de um opióide LP, deve ser considerada a prescrição de fármacos com menor risco de depressão respiratória – por exemplo, tramadol, tapentadol ou buprenorfina (considerando sempre os riscos individuais do doente, as vulnerabilidades e as potenciais interações medicamentosas).
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia / Bibliography
• Australian and New Zealand College of Anaesthetists and Faculty of Pain Medicine PS41 Position statement on acute pain management 2022. Available from https://www.anzca.edu.au/getattachment/558316c5-ea93-457c-b51f-d57556b0ffa7/PS41-Guideline-on-acute-pain-management
• Awadalla R, Liu S, Kemp-Casey A, Gnjidic D, Patanwala A, Stevens J, et al. Impact of an Australian/New Zealand organisational position statement on extended-release opioid prescribing among surgical inpatients: a dual centre before-and-after study. Anaesthesia 2021;76(12):1607-1615
• Australian Commission on Safety and Quality in Health Care. Opioid Analgesic Stewardship in Acute Pain Clinical Care Standard - Acute care edition. 2022. Available from https://www.safetyandquality.gov.au/publications-and-resources/resource-library/opioid-analgesic-stewardship-acute-pain-clinical-care-standard-2022
• Kim T, Zhou CE, Sara RA, Lightfoot NJ. The effect of perioperative sustained-release opioid use on long-term opioid dispensing following total knee arthroplasty: a retrospective cohort study. N Z Med J 2021;134(1544):57-68
Recomendação original disponível em / Original recommendation available at:
https://www.choosingwisely.org.au/recommendations/anzca6
Uma recomendação de / Recommendation by:
Colégio da Especialidade de Anestesiologia da Ordem dos Médicos