Recomendação
Escolha não realizar radiografias simples em caso de trauma facial
Justificação
A evidência atual advoga que a tomografia computadorizada (TC) maxilofacial, a qual se encontra disponível na maioria dos centros de trauma, é o método mais sensível para detetar fraturas em caso de trauma facial. A evidência também indica que o uso da radiografia simples não melhora a qualidade do atendimento e origina exposição desnecessária a radiação. A radiografia simples para diagnóstico e tratamento é útil em caso de lesão/trauma dentário e/ou mandibular isolado.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- Sitzman TJ, Hanson SE, Alsheik NH, Gentry LR, Doyle JF, Gutowski KA. Clinical criteria for obtaining maxillofacial computed tomographic scans in trauma patients. Plast Reconstr Surg. 2011 Mar;127(3):1270–8.
- Stacey DH, Doyle JF, Mount DL, Snyder MC, Gutowski KA. Management of mandible fractures. Plast Reconstr Surg. 2006 Mar;117(3):48e–60e.
Recomendação original disponível em:
https://www.choosingwisely.org/wp-content/uploads/2015/02/ASPS-Choosing-Wisely-List.pdf
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde