Este inquérito/questionário é anónimo e destina-se a todas as pessoas adultas (idade igual ou superior a 18 anos), que atualmente exerçam em Portugal (continente e ilhas) profissionalmente as competências de profissional de saúde (por exemplo, médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta da fala, psicólogo…) e que na sua prática clínica atual contactem/trabalhem com doentes com Doença Pulmonar Intersticial (DPI).
Este estudo está a ser realizado pela estudante de Mestrado em Fisioterapia – ramo respiratória, Flávia Ferreira, no Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R) da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Oliveira e da Professora Doutora Alda Marques, docentes da Escola Superior de Saúde e investigadoras do Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro.
A dissertação visa caracterizar a prevalência e características da tosse crónica nos doentes com doença pulmonar intersticial (DPI) e as estratégias utilizadas para avaliar e gerir a tosse crónica nesta população em Portugal.
O preenchimento do questionário demora aproximadamente 20 minutos, podendo o mesmo ser efetuada em qualquer dispositivo eletrónico com acesso à internet (telemóvel, tablet, computador…). O questionário poderá ser realizado de forma contínua (todo de uma vez) ou de forma intervalada (selecionando a opção “continuar mais tarde”) e encontra-se aberto para preenchimento até ao dia 28 de Fevereiro de 2023 no link: