No dia 19 de novembro teve lugar a prova piloto do exame teórico do Internato da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia. Esta prova decorreu nas Secções Regionais do Norte, Centro e Sul da Ordem dos Médicos e nela participaram quarenta médicos internos, de diferentes anos da formação específica em Ginecologia/Obstetrícia.
Este foi um passo importante para mudança do método de avaliação final da especialidade que, desde há muito, os diferentes intervenientes vêm reclamando e que foi finalmente integrada na revisão do programa do internato de Ginecologia/Obstetrícia, publicado em 2021 através da portaria 244 de 9 de novembro. Com esta alteração pretende-se uniformizar a avaliação final do Internato desta especialidade, substituindo a prova teórica oral realizada pelos júris de exame final por uma prova teórica nacional constituída por um teste com resposta de escolha múltipla.
Para a concretização deste projeto a direção do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia conta com a colaboração de colegas que integram um grupo de trabalho de Ginecologia e Obstetrícia para a Prova Nacional de Acesso (PNA).
O primeiro exame final da especialidade a decorrer sob este modelo será realizado em 2025.
SRS OM – Lisboa
SRC OM – Coimbra