Recomendação
Escolha não prescrever ortóteses para crianças com pes planus (“pé chato”) flexível e sem sintomas.
Justificação
O pes planus (plural pedes plani) é comum em crianças. Embora raramente conduza a algum tipo de incapacidade, constitui uma grande preocupação para os pais, sendo um motivo frequente de consulta ao médico. A maioria dos pedes plani pediátricos caracteriza-se por um arco longitudinal interno normal em descarga, que se torna mais plano em carga (ou seja, dizem-se dinâmicos). Este tipo de pes planus é, na maioria das vezes, assintomático, não-patológico e desaparece espontaneamente até à adolescência. A evidência científica actual sugere que é seguro e apropriado adoptar uma atitude meramente observacional em crianças com pes planus flexível e sem sintomas.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- Carr JB 2nd, et al. Pediatric Pes Planus: A State-of-the-Art Review. Pediatrics. 2016 Mar;137(3):e20151230. PMID: 26908688.
- Halabchi F, et al. Pediatric flexible flatfoot; clinical aspects and algorithmic approach. Iran J Pediatr. 2013;23:247-60. PMID: 23795246.
Recomendação original disponível em:
https://choosingwiselycanada.org/sport-exercise-medicine/
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação da Ordem dos Médicos
Recomendação subscrita por:
Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde