Prémio Miller Guerra
Atribuído pela Ordem dos Médicos
Candidaturas até ao dia 24 de fevereiro de 2022
7.500 euros
O Prémio foi criado em 2012, fruto de uma parceria, mas desde 2017 que não se realizava.
A Ordem dos Médicos decidiu reativar um prémio que privilegia a vertente humanista da medicina, um pouco esquecida na vertigem tecnológica dos nossos tempos, continuando a homenagear a memória do Prof. Miller Guerra.
O célebre Relatório das Carreiras Médicas, publicado em 1961 por sua iniciativa, esteve na génese das atuais carreiras médicas e contribuiu, na época e nas décadas seguintes, para um progresso decisivo na formação técnico-científica dos médicos e na qualidade dos cuidados de saúde em Portugal.
O Prémio continua assim a destinar-se a galardoar um médico que se tenha distinguido por uma carreira dedicada ao serviço dos doentes e ao progresso da assistência médica em Portugal, privilegiando sobretudo a atitude humanista na prática clínica, como era apanágio de Miller Guerra.
As carreiras médicas dos candidatos deverão, assim, caracterizar-se por uma dedicação inexcedível aos princípios do juramento de Hipócrates e por uma capacidade de liderança pelo exemplo de humanitarismo, aliadas a sólidos conhecimentos técnicos e científicos. Deverão ainda distinguir-se pela capacidade de atração e formação de discípulos e por um impacto positivo na instituição em que trabalham, bem como na sociedade médica e na sociedade em geral.
O Prémio destina-se a médicos ainda em atividade ou recém-reformados, não podendo ser atribuído a título póstumo.
As propostas de candidatura deverão ser apresentadas em impresso próprio e entregue por correio eletrónico para o endereço candidaturaspremiomillerguerra@ordemdosmedicos.pt