Autor: Francisco Crespo
CAROS COLEGAS; AVISO IMPORTANTE!
Sendo as doenças vasculares ( AVC ou enfarte miocárdio ) as causas mais frequentes de morte….
Todos nós sabemos e já não é novidade técnica… mas, vão ficando por vezes em esquecimento nosso, com prejuízo dos números elevados de complicações e até mortes.
– As doenças trombóticas arteriais ( AVC isquémico, AIT, Angor, enfarte miocárdio, amaurose transitória, claudicação intermitente), surgem por agregação das plaquetas e, como tal, deve a profilaxia ser feita pelos antiagregantes e não anticoagulantes que esses sim, actuam nos factores plasmáticos da coagulação na rede venosa.
– Uma vez que os doentes com AVC isquémicos ou enfartes agudos do miocárdio nos chegam muitas vezes com horas que estão no limiar de segurança (nos enfartes 120 minutos e AVC isquémicos 4.30 horas), todos sabemos que se deve fazer imediatamente a fibrinólise, se dispusermos de pelo menos uma unidade de cuidados intermédios, uma vez que os riscos de hemorragias são incomparavelmente menores do que as, IC, pares-ias ou mortes. Temos que melhorar as recuperações e evitar mortes . Aliás como na maioria dos países europeus e US.