Ordem dos Médicos visita unidades de saúde em vários pontos do país

Numa semana em que esteve em vários pontos do país, em diálogo com os colegas de diferentes áreas, o Bastonário Carlos Cortes deslocou-se à Ilha Terceira, onde foi acompanhado por Rui Bettencourt e Juan Gonçalves, ambos da direção do Conselho Médico da Região Autónoma dos Açores. A delegação visitou os Centros de Saúde da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo e o Hospital de Santo Espírito, onde o Bastonário reuniu com os médicos. No início desta semana, Carlos Cortes havia visitado outras unidades: na segunda, o Bastonário esteve na Unidade Local de Saúde (ULS) de Leiria, de visita aos serviços de urgência, onde falou com os colegas sobre o acesso e a qualidade dos cuidados prestados à população, sendo os serviços de urgência de adultos, obstétricos e pediátricos, temas incontornáveis. Na quarta-feira foi a vez da ULS de Coimbra, onde reuniu com a Direção Clínica e com a Direção do Serviço de Urgência e avaliou, em diálogo com os colegas, as condições de funcionamento desses serviços. O Bastonário, que foi aqui acompanhado pelo Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, abordou potenciais melhorias, sempre com a perspetiva de aumentar a capacidade de resposta às necessidades da população. “A qualidade dos cuidados de saúde depende das condições de trabalho de quem se dedica e empenha a cuidar dos doentes. A ULS de Coimbra serve 415 mil utentes e é, atualmente, maior entidade formadora do país com mais de 800 médicos internos, razão pela qual necessita de investimento em infraestruturas e, sobretudo, nas pessoas”, enquadrou Carlos Cortes durante essa deslocação. As três deslocações mencionadas fazem parte de uma análise que o Bastonário está a fazer em várias unidades de saúde. “O nosso objetivo é identificar as dificuldades vividas no acesso dos doentes e no dia-a-dia pelos médicos e médicas de todo o país e contribuir para encontrar soluções”, referiu o Bastonário.