Partido Socialista e Chega recebem Ordem dos Médicos
Inseridas na ronda de encontros com todos os partidos políticos com assento parlamentar, a Ordem dos Médicos reuniu com o Chega e com o Partido Socialista, no decorrer da semana, na Assembleia da República.
A revisão do Estatuto da Ordem dos Médicos, a necessária densificação do ato médico, a qualidade da formação médica e o estado do SNS foram os temas em destaque nas conversas com os responsáveis dos partidos.
A comitiva da Ordem dos Médicos, liderada pelo Bastonário Carlos Cortes, foi recebida na terça-feira, dia 11, pelos deputados do Chega, Rui Cristina, Sandra Ribeiro e Marta Silva. No dia seguinte novo encontro, desta vez com o Partido Socialista (PS). A presidente do grupo parlamentar do PS Alexandra Leitão, e a deputada Mariana Vieira da Silva foram as interlocutoras.
Em ambas as ocasiões, o Bastonário Carlos Cortes salientou o esforço da Ordem para identificar maior capacidade formativa ao longo do tempo, referindo o aumento de mais de 700 vagas atribuídas, entre 2014 e 2024. O Bastonário insistiu também na importância da dignificação da carreira médica para a captação e retenção dos médicos e profissionais de saúde.
Carlos Cortes voltou a apontar a necessidade da criação de uma comissão de acompanhamento do desempenho das ULS e reforçou a intenção da Ordem dos Médicos em colaborar com a classe política para assegurar os melhores cuidados de saúde a quem vive no nosso país.