Na sequência do grave incêndio que atingiu o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, o Bastonário da Ordem dos Médicos deslocou-se a São Miguel para acompanhar os esforços que estão a ser desenvolvidos nas várias unidades onde foram colocados os doentes afetados. “O principal hospital da Região Autónoma dos Açores está inoperacional, razão pela qual a Ordem dos Médicos se deslocou até cá para transmitir duas mensagens: por um lado, de solidariedade para com os médicos e, por outro, de total disponibilidade e apoio da OM” em áreas em que a sua atuação seja considerada uma mais valia, definição que será concretizada na reunião com o Presidente do Governo Regional dos Açores na tarde desta sexta-feira. “A nossa missão fundamental é tratar as pessoas”, enquadrou Carlos Cortes, elogiando “a capacidade de organização e de resposta” que a Região Autónoma teve e que permitiu que, em poucas horas, fosse concretizado o encaminhamento dos doentes que necessitaram de ser transferidos. Hoje de manhã, o Bastonário acompanhou as operações de montagem do novo hospital de campanha, no Pavilhão Municipal Carlos Silveira.
O dirigente máximo da Ordem dos Médicos alertou que “agora é preciso continuar a trabalhar no sentido de criar condições adequadas para o internamento dos doentes e para prosseguir com os tratamentos e cirurgias, mas também para, mesmo em contexto de crise, dar condições de trabalho mínimas adequadas aos médicos e outros profissionais de saúde”. Isso não invalida que nesta “situação anómala (…) a resposta dada tenha sido célere e eficaz”. “A Ordem dos Médicos veio aos Açores para prestar a sua solidariedade aos médicos”, conclui Carlos Cortes, que já disponibilizou o total apoio da OM em tudo o que faça parte das suas competências.
Esta deslocação começou pelo Hospital de Ponta Delgada onde Carlos Cortes foi recebido por Paula Macedo, Diretora Clínica, Manuela Menezes, Presidente do conselho de administração e foi acompanhado pelo Presidente do Conselho Médico dos Açores, Carlos Ponte. A visita incluiu as Unidades de Saúde de Ilha de Ponta Delgada, Ribeira Grande e a CUF tendo o Bastonário sido acompanhado por Maria Inês Leite e Juan Gonçalves, respetivamente Vice-presidente e Tesoureiro da RAA. Da Direção da Unidade de Saúde de Ilha, a enfermeira Sandra Silva, Presidente da direção e José Carvalho, elemento médico dessa mesma direção receberam a Ordem. Na Unidade de Saúde de Ilha da Ribeira Grande, Carlos Cortes teve oportunidade de conversar com o Diretor, Filipe Ventura, e na CUF com a Diretora Clínica Isabel Cássio e com o Presidente do conselho de administração, Giovanni Nigra. Nesta deslocação o Bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de estar junto dos colegas, nas visitas aos serviços mas também numa reunião na sede do Conselho Médico da RAA em São Miguel na qual conversou com alguns colegas especialistas e internos, reunião em que estiveram também presentes Mónica Seide, Secretária Regional da Saúde, e André Melo, representando do Conselho Médico dos Açores na Comissão Regional do Internato Médico.
Fotografias de André Frias | contratempo.com