O Bastonário da Ordem dos Médicos vem publicamente manifestar o seu profundo pesar pela morte do médico oftalmologista João Branco, membro do Conselho Nacional de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos.
A Ordem dos Médicos está-lhe reconhecida por décadas de trabalho que desenvolveu em prol dos médicos, ao serviço da instituição nas áreas da autorregulação disciplinar, da ética e da deontologia médicas.
João António Frazão Rodrigues Branco teve uma carreira em que a ética esteve sempre presente, tendo sido coordenador de comissões de ética e tendo feito parte da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), entidade com competência para emitir pareceres éticos e científicos sobre todos os ensaios clínicos com medicamentos para uso humano que se realizam em Portugal. Nessa qualidade fez parte da comissão científica que organizou as I Jornadas da CEIC.
Personalidade de reconhecido valor e experiência profissional, o especialistas em Oftalmologia João António Frazão Rodrigues Branco foi responsável pela Secção de Retina Cirúrgica e pelo Bloco Operatório e Internamento do Polo de Oftalmologia do Hospital de São José, além de membro do Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos.
Em nome da Ordem dos Médicos, o Bastonário endereça as mais sentidas condolências à família, colegas e amigos deste distinto colega.