Foi com grande pesar que a Ordem dos Médicos recebeu a notícia da morte do Professor Doutor António Eugénio Zacarias, antigo Bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique, ocorrida no dia 16 de abril de 2020.
A sua intervenção como bastonário da Ordem dos Médicos em Moçambique, entre 2014 e 2019, foi marcante, tendo-se batido pelo aumento do investimento na formação de médicos, pela qualificação dos colegas, pela defesa da qualidade da formação médica e da regulação da profissão.
Igualmente digna de nota é a sua empenhada atividade no âmbito da CMLP – Comunidade Médica de Língua Portuguesa, na promoção da cooperação e partilha de conhecimento.
Especialista em Medicina Legal e Seguros, o Professor Doutor António Eugénio Zacarias, foi diretor de Serviço de Medicina Legal no Hospital Central de Maputo; Foi Chefe do Programa de Medicina legal no Ministério da Saúde, trabalhou ainda no Hospital Geral de Mavalane, no Centro de Saúde Polana Caniço.
Na sua carreira académica foi regente da disciplina de Medicina Legal e Seguros nas universidades Eduardo Mondlane e Politécnica bem como no Instituto Superior de Ciências e tecnologias de Moçambique.
Autor do livro “Temas de Medicina Legal e Seguros”, obra de referência para os estudantes de Medicina e de Direito em diferentes instituições de ensino superior em Moçambique e nos países africanos de língua oficial portuguesa.
Na mensagem da OM dirigida à Ordem dos Médicos de Moçambique, lê-se “a Comunidade Médica de Língua Portuguesa ficou mais pobre com a sua partida, mas o Professor Doutor António Eugénio Zacarias deixa a sua marca na memória de muitos colegas que com ele privaram”.
A Ordem dos Médicos portuguesa transmite à Associação Médica de Moçambique, à Ordem dos Médicos de Moçambique, a todos os colegas e à família e amigos, do Senhor Professor Doutor António Eugénio Zacarias, as mais sentidas condolências.