Foram selecionados pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF) três candidatos portugueses para integrar o grupo “Young Executive Leaders (YEL)” de 2023 entre os quais Ana Filipa Geraldo da Silva Couceiro, especialista em Neurorradiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.
A IHF lançou o seu programa YEL em 2019 como forma de incrementar capacidades e relações entre jovens líderes hospitalares em todo o mundo e de criar uma voz para a próxima geração de líderes internacionais de cuidados de saúde. Os participantes no programa, para além de expandirem a sai rede internacional, profissional, irão participar em masterclasses interativas sobre as questões e desafios mais importantes que os líderes hospitalares enfrentam atualmente.
Na 5.ª edição do programa YEL foram submetidas 284 candidaturas. Destes, um Júri Internacional, do qual fez parte Vanessa Ribeiro, Membro do Governing Council em representação da APDH, selecionou 45 jovens líderes de 30 países/territórios, que terão uma oportunidade única de melhorar as suas capacidades de gestão e liderança, apreendendo com especialistas sobre as últimas inovações em cuidados de saúde.
A atividade do grupo irá decorrer entre abril e outubro de 2023 e irá terminar no 46º Congresso Mundial dos Hospitais, que terá lugar em Lisboa, entre 25 e 27 de outubro de 2023, com atividades de pré-congresso a 23 e 24.