Jovem Médico recebe Prémio Ensino Professor Francisco Pulido Valente

João Francisco Justino Fernandes é o vencedor da mais recente edição do Prémio Pulido Valente Ensino. O médico madeirense recebe a distinção, depois de obter a classificação mais alta na Prova Nacional de Acesso (PNA) à formação especializada de 2023, promovida pela Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS).

O Prémio, no valor de 3000 euros, é uma iniciativa da Fundação Pulido Valente em parceria com a Ordem dos Médicos e com a participação da Fundação Monjardino.

Criada em 1993, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a iniciativa pretendia valorizar os melhores alunos da Unidade Curricular equivalente à ministrada pelo Mestre Pulido. No início de 2024, o Prémio passou a ter âmbito nacional, estando todos os participantes da PNA automaticamente candidatos ao mesmo.

O jovem premiado é natural da Madeira, estudou na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e receberá o galardão em cerimónia pública a realizar no dia 20 de junho, no auditório da Ordem dos Médicos, a partir das 17h30.

Para além da entrega do Prémio, a sessão contará com a evocação do Professor Francisco Pulido Valente, pelo Professor Doutor João Eurico da Fonseca, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e uma palestra a cargo do Professor Doutor Albino Maia, com o título  “Das lesões aos circuitos: perspetivas sobre os mecanismos e tratamento de perturbações afetivas”.