A pedido do Dr. Gianpaolo Petrella, médico cirurgião italiano especializado em Neurocirurgia, que trabalha há mais de 20 anos com Hidrocefalia de pressão normal, divulgamos este questionário sobre o conhecimento da HIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL | Hidrocefalia Normotensa (HN):
https://forms.gle/7bEVFoJgQ6gZS9no9
Para mais informações: dottorpetrella@gmail.com
A hidrocefalia normotensiva é uma condição nem sempre considerada para um diagnóstico diferencial com o Parkinson e o Alzheimer. A Hidrocefalia Normotensiva afeta predominantemente pessoas com 60 anos ou mais, embora formas juvenis também sejam descritas, caracterizadas por distúrbios como demência, incontinência e dificuldade de locomoção.
Esta doença, frequentemente confundida com Alzheimer e Parkinson, representa de 9% a 15% de todos os casos de demência. No entanto, calcula-se que apenas 25% dos pacientes com Hidrocefalia Normotensiva são submetidos à cirurgia a cada ano, enquanto os demais não recebem o tratamento adequado e são rotulados, portanto, como “dementes”, doentes de Alzheimer ou de Parkinson.
Reconhecer esta doença permite que o paciente seja tratado de forma adequada, com cirurgia, e possa, portanto, se recuperar. Isso traz uma vantagem indiscutível para o próprio paciente, sua família e a sociedade como um todo, sem deixar de mencionar a economia nos custos com saúde.
Para melhor veicular as informações e entender o estado atual do conhecimento desta patologia, traduzimos um questionário destinado a todos os médicos.
Este questionário surge da experiência de um colega americano que, como paciente, foi tratado durante 10 anos como se sofresse de Parkinson, para finalmente ser reconhecido como paciente com Hidrocefalia Normotensiva e receber o tratamento adequado. Isso permitiu que ele se recuperasse e,
portanto, se dedicasse ao estudo e à divulgação dessa patologia.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2442723/
O objetivo é disseminar o conhecimento desta patologia e criar uma rede de profissionais que possam colaborar entre si para estabelecer um diagnóstico correto e, portanto, oferecer um tratamento eficaz para a Hidrocefalia Normotensiva. Depois de implementar em Itália, pretendem os investigadores expandir a pesquisa aos médicos de todos os outros países europeus.