Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Science communication – medical editing

Outubro 25 @ 8:00 - 17:00

O curso SCIENCE COMMUNICATION: MEDICAL EDITING com coordenação de Helena Donato (MLS, MSIS) e João Subtil (MD, PhD), irá realizar-se no dia 25 de Outubro 202na AHED- Health Campus , em Carcavelos.

Esta iniciativa tem elevado interesse para editores de Revistas nas áreas Científicas, ou outros profissionais com interesse nesta área.

Para uma melhor análise do programa, poderá consultar a brochura do curso AQUI e a inscrição pode ser feita AQUI, em resposta para o email info@ahed.pt

Atualmente, a maior parte dos editores de revistas médicas é selecionada de entre os colaboradores regulares dessas revistas, que raramente têm formação específica em edição médica. Este facto deve-se, em grande parte, à inexistência de cursos de formação para o efeito.
Esta realidade não corresponde às exigências atuais, sendo necessário aos editores (ou futuros candidatos a editor) de revistas científicas médicas dotarem-se das competências necessárias para compreenderem a importância da edição de revistas médicas e para se tornarem editores eficazes, conhecendo todas as regras e responsabilidades de um editor na área da medicina.
O editor de uma revista médica é responsável por vários aspetos da revista, desde a sua gestão quotidiana (fluxo de artigos no processo de submissão, de revisão, de edição e de publicação) à garantia da qualidade dos conteúdos (interesse científico, adequação ao público-alvo, cumprimento das normas de publicação, entre outros) e, finalmente, pela sua divulgação.
É por isso fundamental disponibilizar e promover a formação dos editores, de forma a maximizar o impacto da revista médica e a eficácia do papel do editor médico, algo a que este curso se propõe.
DOCENTES

Helena Donato (MLS, MSIS)

João Subtil (MD, PhD)

Rui Tato Marinho (MD, PhD)

–  Conhecer a história da edição e publicação científica.

–  Conhecer as normas de publicação e as boas práticas editoriais.

–  Conhecer as plataformas de gestão editorial das revistas médicas, saber como as utilizar.
–  Reconhecer a responsabilidade de colaborar com os autores e com os revisores.
–  Aplicar estratégias que permitam captar bons artigos
–  Antecipar, identificar e gerir problemas éticos
–  Dominar formas de promover a sua revista, nomeadamente como a indexar.

Mais informações: 911 191 954

Data: