Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.
Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.
- Este evento já decorreu.
Debate “Doação de órgãos em paragem circulatória controlada”
Maio 2 @ 21:00
No próximo dia 2 de maio (quinta-feira), pelas 21h, realiza-se na Ordem dos Médicos, em Coimbra, o debate dedicado à “Doação de órgãos em paragem circulatória controlada”.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos desenvolve esta iniciativa tendo em conta que se trata de um tema de grande relevância, pois graças a esta técnica será possível melhorar os casos de sobrevivência e qualidade de vida dos cidadãos com doença. Recorde-se que o primeiro transplante de órgãos em Portugal foi realizado com um rim de dador vivo, em 20 de julho de 1969, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, por uma equipa médica liderada pelo Professor Doutor Linhares Furtado. Atualmente, Portugal está nos lugares cimeiros da transplantação a nível mundial mas será ainda possível melhorar, com a doação de órgãos em paragem circulatória controlada, desde que seja contemplada a necessária alteração legal.
A sessão, com moderação de Alexandra Dinis (Vice-coordenadora do Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM) e Ana Marques (Colégio da Especialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos), vai contar com as seguintes intervenções:
- CONTEXTUALIZAÇÃO | Ana França | Ex-Coordenadora Nacional da Transplantação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.
- OPERACIONALIZAÇÃO | Eduardo Sousa | Médico especialista em Medicina Intensiva da ULS Coimbra
- ASPETOS LEGAIS | André Dias Pereira | Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Pode aceder ao cartaz aqui.