+351 21 151 71 00

Choosing Wisely Portugal - Escolhas Criteriosas em Saúde

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde. O programa Choosing Wisely foi fundado em 2012 nos Estados Unidos da América pelo American Board of Internal Medicine. Posteriormente foi implementado em diversos países, incluindo Austrália, Canadá, Itália, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Reino Unido e Suíça.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promover a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzir o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

Neste contexto, o programa promove a literacia em Saúde e contribui para decisões partilhadas em Saúde. As recomendações incluem a respetiva fundamentação científica e são dirigidas à população e aos profissionais de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados de Saúde prestados e servindo de suporte à comunicação médico-doente.

Em Portugal, o programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde encontra-se sediado na Ordem dos Médicos. O conteúdo das recomendações do programa é da exclusiva responsabilidade do/dos Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos que as redigiram e emitiram.

O projeto Choosing Wisely Portugal tem o apoio das seguintes instituições: 


                   

 

Um projeto financiado por:

Em Portugal, este programa foi ainda subscrito pelas seguintes Sociedades Científicas:

 

O programa Choosing Wisely Portugal é igualmente subscrito por associações de doentes e outras entidades com atuação na área da literacia em saúde: