Eco-Doppler dos vasos do pescoço por rotina no estudo do AVC

Recomendação

Escolha não requisitar Eco-Doppler dos vasos do pescoço por rotina no estudo do AVC caso haja uma AngioTC recente, suficiente e conclusiva.

Justificação

Em muitos cenários clínicos relacionados com AVC isquémico agudo, a avaliação por imagem do parênquima e da vasculatura intra e extra-craniana são vulgarmente usados, particularmente nas apresentações clínicas agudas.
Embora sensível e específico na deteção de doença vascular extracraniana, o Eco-Doppler dos vasos do pescoço não fornece as informações necessárias para determinar a elegibilidade para terapêutica aguda (endovenosa ou intra-arterial). Este exame será adequado para a avaliação do grau de estenose carotídea ou vertebral, e poderá ser relevante para determinar a elegibilidade para procedimentos de revascularização (endarterectomia ou angioplastia e colocação de stent).
Existindo intenção de tratamento (atendendo sempre às comorbilidades do doente e restantes aspectos clínicos) e caso a informação não tenha sido obtida em outros exames de imagem vascular como a AngioTC ou ainda se persistirem dúvidas relevantes após os mesmos, estará recomendada a realização de Eco-Doppler dos vasos do pescoço.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Expert Panel on Neurological Imaging; Pannell JS, Corey AS, Shih RY, Austin MJ, Chu S, Davis MA, et al. ACR Appropriateness Criteria® Cerebrovascular Diseases-Stroke and Stroke-Related Conditions. J Am Coll Radiol. 2024 Jun;21(6S):S21-S64.

Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos