Recomendação
Escolha não realizar doseamentos hormonais na pós-menopausa ou após a realização de histerectomia, por rotina, para diagnóstico da menopausa ou monitorização da terapêutica de substituição.
Justificação
A frequência e gravidade dos sintomas da menopausa não se correlacionam com os níveis da hormona folículo-estimulante (FSH) ou do estradiol no sangue. Na verdade, os níveis de estrogénio durante a vida reprodutiva são, geralmente, muito superiores aos necessários para reduzir esses sintomas. O tratamento com terapêutica hormonal de substituição baseia-se na escolha da menor dose possível que seja efetiva a reduzir os sintomas. A utilização dos doseamentos hormonais séricos para ajustar a terapêutica de substituição pode resultar em sobre-tratamento, ou seja, administração de doses mais elevadas do que as necessárias para reduzir e gerir os sintomas.
Nas mulheres submetidas a histerectomia em idade reprodutiva é frequentemente complexo diagnosticar o início da pós-menopausa. No entanto, fundamentar o diagnóstico da pós-menopausa apenas em valores da FSH elevados pode resultar no atraso do diagnóstico e consequente ausência de tratamento em mulheres com sintomas graves e incapacitantes. Assim, o uso deste teste, não confiável, pode contribuir para cuidados que ficam aquém dos cuidados ideais.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- Harlow SD, et al. Executive summary of the Stages of Reproductive Aging Workshop + 10: addressing the unfinished agenda of staging reproductive aging. J Clin Endocrinol Metab. 2012 Apr;97(4):1159-68.
- National Institute for Health and Care Excellence. Menopause: diagnosis and management. 2015 Nov
- Reid R, et al. Managing menopause. J Obstet Gynaecol Can. 2014 Sep;36(9):830-833.
Recomendação original disponível em:
https://choosingwiselycanada.org/obstetrics-and-gynaecology/
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Ginecologia-Obstetrícia da Ordem dos Médicos
Recomendação subscrita por:
Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde