Foi durante a 71ª assembleia geral da Associação Médica Mundial que teve lugar em 2020 que esta organização acordou na designação do dia 30 de outubro como sendo o Dia internacional da profissão médica. Um dia relevante para celebrar a profissão médica, reconhecendo o seu papel essencial na sociedade, especialmente realçado no contexto pandémico.
No dia 30 de outubro de 2022, representantes de várias organizações médicas deixaram as suas mensagens de encorajamento e reconhecimento pelo trabalho dos colegas que em todas as geografias dão o seu tempo, tantas vezes com sacrifício pessoal e familiar, para tornar a vida dos outros melhores em contextos tantas vezes repletos de desafios. Os vários dirigentes apelam ao respeito pelos profissionais de medicina e instigam os responsáveis políticos a agir em conformidade, combatendo os fatores geradores de burnout e violência e apelando a que proporcionem condições para o exercício médico com qualidade e segurança.
Celebremos juntos a profissão médica! Veja aqui algumas das múltiplas mensagens que neste dia foram divulgadas no canal de youtube do Consejo General de Médicos em apoio à profissão e à implementação desta efeméride:
– Vassilous Papalois, presidente da União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS): https://youtu.be/fXdfmVE9zZs
– Zaida Arteta, presidente da Confederação Médica Latino-Ibérico-Americana e do Caribe (CONFEMEL): https://youtu.be/aMX9ffl6luU
– José Santos, presidente do Conselho Europeu de Ordens Médicas (CEOM): https://youtu.be/fJUGtFfj4do
– João de Deus, presidente da Federação Europeia dos Médicos Assalariados (FEMS): https://www.youtube.com/watch?v=iCyV4UtffOs
– Calin Bumbulut, presidente da União Europeia de Médicos de Família (UEMO): https://youtu.be/F8lUcy1QpSs
– Mathias Körner, presidente da Associação Europeia dos Jovens Médicos (EJD): https://youtu.be/Nju95TAQ86o