A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) solicitou à Ordem dos Médicos (OM) pareceres sobre as várias propostas de universidades que tencionavam avançar com um Ciclo de Estudos Integrado de Mestrado em Medicina, nomeadamente sobre a proposta da UCP.
A Ordem dos Médicos enviou os seus pareceres à A3ES no passado dia 14 de agosto e não voltou a ter qualquer novidade sobre os processos, tendo tomado conhecimento da aprovação do ciclo de estudos da UCP pelas notícias.
Tendo em consideração o condicionamento político prévio a que se assistiu nos últimos meses, e que oportunamente a Ordem dos Médicos lamentou, a decisão foi ao encontro do que era esperado, com a esfera política a prevalecer sobre a esfera técnica.
A Ordem dos Médicos, à semelhança do que aconteceu quando a UCP submeteu a sua primeira proposta, enviou o seu parecer à A3ES, deixando ao critério daquela agência a sua divulgação. No entanto, confrontada hoje com declarações por parte do presidente da A3ES, em como o parecer da Ordem dos Médicos tinha sido positivo, e por tal não ser fiel ao que foi submetido, cumpre-nos repor a verdade, pelo que anexamos o parecer enviado, onde são apontadas as nossas reservas e onde se reitera que subsistem na proposta atual vários motivos de preocupação que colocam em causa a qualidade do curso.
DOWNLOAD