Miguel Guimarães critica a inação do Governo perante a crise que se vive no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Conforme explicou o bastonário, em entrevista à SIC Notícias, o SNS tem uma falta crónica de médicos e outros profissionais de saúde. O que, por sua vez, está a provocar o caos nos hospitais e urgências de todo o país – situação que poderá agravar-se no verão.
“Falta vontade política no sentido de resolver um problema que se arrasta há demasiado tempo”, disse Miguel Guimarães à mesma fonte. Acrescentando ainda que “falta visão estratégica” e “a médio e longo prazo”. O bastonário destacou também que o plano de contingência, proposto pelo Governo, deverá conseguir prever eventuais problemas e reforçar as equipas com mais médicos.
Entretanto, mantendo-se a situação de carência de profissionais de saúde e de subfinanciamento crónico do sistema público de saúde, o representante dos médicos lamenta a sobrecarga experienciada em alguns hospitais, especialmente quando outros centros hospitalares encerram serviços, deixando vários médicos em burnout e em sofrimento ético, ao mesmo tempo em que alguns doentes não têm o acesso a cuidados de saúde que a fundação do SNS garantiu ao longo de tantos anos.
Veja a intervenção do bastonário na SIC Notícias aqui