+351 21 151 71 00
ordemdosmedicos@ordemdosmedicos.pt

Comunicado de Imprensa

Resposta exemplar

A Ordem dos Médicos expressa consternação e a mais profunda solidariedade às famílias das 17 vítimas mortais, aos 28 feridos graves e ligeiros e a todos os que enfrentam o momento de dor e incerteza. É um dia de luto e de comoção para todos.

Desde o primeiro momento que a Ordem dos Médicos disponibilizou auxílio aos diversos responsáveis e instituições hospitalares e governamentais.

A Ordem dos Médicos quer publicamente agradecer a coragem, prontidão, dedicação e capacidade de mobilização voluntária dos médicos e outros profissionais de saúde para prestar auxílio, cuidar das vítimas e apoiar quem mais precisa.

A noite passada nas diversas unidades hospitalares, de acordo com o acompanhamento feito pela Ordem dos Médicos, foi difícil e bastante exigente.

Dezenas de médicos das mais diversas especialistas acorreram voluntariamente aos hospitais envolvidos na missão de socorro, quem estava de serviço decidiu prolongar os horários, as equipas de urgência e emergência foram inexcedíveis.

Na missão de socorro estiveram envolvidos o Hospital de São José, o Hospital de Santa Maria, o Hospital de São Francisco Xavier, o Hospital Fernando da Fonseca e o Hospital de Cascais, INEM, bombeiros, Proteção Civil, Instituto de Medicina Legal e outros profissionais.

Um desafio árduo ao qual as equipas urgência e emergência responderam de forma exemplar.

A Ordem dos Médicos continuará a acompanhar de perto o evoluir da situação, estando pronta para desenvolver todas as ações necessárias no sentido de prestar o devido auxílio.

 Lisboa, 04 de setembro de 2025
 

Últimas Notícias

Ver tudo