Comunicado de Imprensa
Resposta exemplar
A Ordem dos Médicos expressa consternação e a mais profunda solidariedade às famílias das 17 vítimas mortais, aos 28 feridos graves e ligeiros e a todos os que enfrentam o momento de dor e incerteza. É um dia de luto e de comoção para todos.
Desde o primeiro momento que a Ordem dos Médicos disponibilizou auxílio aos diversos responsáveis e instituições hospitalares e governamentais.
A Ordem dos Médicos quer publicamente agradecer a coragem, prontidão, dedicação e capacidade de mobilização voluntária dos médicos e outros profissionais de saúde para prestar auxílio, cuidar das vítimas e apoiar quem mais precisa.
A noite passada nas diversas unidades hospitalares, de acordo com o acompanhamento feito pela Ordem dos Médicos, foi difícil e bastante exigente.
Dezenas de médicos das mais diversas especialistas acorreram voluntariamente aos hospitais envolvidos na missão de socorro, quem estava de serviço decidiu prolongar os horários, as equipas de urgência e emergência foram inexcedíveis.
Na missão de socorro estiveram envolvidos o Hospital de São José, o Hospital de Santa Maria, o Hospital de São Francisco Xavier, o Hospital Fernando da Fonseca e o Hospital de Cascais, INEM, bombeiros, Proteção Civil, Instituto de Medicina Legal e outros profissionais.
Um desafio árduo ao qual as equipas urgência e emergência responderam de forma exemplar.
A Ordem dos Médicos continuará a acompanhar de perto o evoluir da situação, estando pronta para desenvolver todas as ações necessárias no sentido de prestar o devido auxílio.
Lisboa, 04 de setembro de 2025