A Ordem dos Médicos visitou a unidade fixa "Serviço de Apoio Integrado" (SAI), no bairro do Loureiro, dirigida a pessoas com comportamentos aditivos e dependências (CAD). A visita contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, do médico gastroenterologista Rui Tato Marinho, voluntário no SAI, e Manuela Oliveira, diretora executiva da OM. Esta unidade disponibiliza salas de consumo assistido e outros auxílios como serviços de balneários, alimentação, lavandaria, apoio psicossocial, trabalho de pares e lazer básicos. É um local que oferece a dignidade necessária às pessoas com CAD, promovendo a literacia em saúde individual e pública e permitindo a possibilidade dos consumos de substâncias serem realizados sob supervisão clinica em espaço assético. O centro tem como objetivos principais promover a saúde pública contribuindo para a redução do contágio de doenças transmissíveis, reduzir riscos e danos na saúde física de quem consome, prevenir a sobredosagem e as mortes que daí podem ocorrer, fornecer acesso a rastreios e prestar serviços de acompanhamento e monitorização de consultas de especialidade e tratamentos (Vírus da Imunodeficiência Humana, Tuberculose, Vírus da Hepatite C, Vírus da Hepatite B, Sífilis e outros) às pessoas que frequentam o SAI. A sua equipa é constítuida por dois médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos superiores de serviço social, técnicos de apoio psicossocial, administrativos, técnicos de limpeza e estágios curriculares.
Em termos temáticos, o #Deus é uma sátira de duas novas profissões às quais não reconheço validade, legitimidade ou seriedade (mental coach e influencer)...&
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.