A chegada da primavera simboliza renovação, crescimento e transformação. Tal como a natureza floresce após o inverno, também nós podemos adotar uma nova atitude perante a saúde. Hoje, lembramos a literatura e a poesia como promotores do bem-estar físico e emocional. A ciência tem demonstrado que a leitura e a escrita criativa reduzem o stress, melhoram a função cognitiva e fortalecem a empatia. Muitos médico usaram a poesia como forma de expressão para doentes e outros profissionais de saúde, ajudando a processar emoções complexas e a humanizar a experiência da doença. Para os doentes, ler e escrever poesia pode ser um refúgio, um espaço onde encontram conforto e significado. Um poema pode traduzir em palavras aquilo que, muitas vezes, é difícil de expressar em consultas médicas. Histórias inspiradoras e narrativas de superação oferecem suporte, esperança e motivação para enfrentar os desafios de saúde e as doenças. Para os profissionais de saúde, a literatura e a poesia promovem uma visão mais humanista da medicina. Hábitos de leitura regulares estão associados a uma melhor compreensão das emoções dos outros e maior atenção às suas necessidades. Nesta primavera, inspire-se na renovação da natureza para cultivar uma nova abordagem à sua saúde. Que a leitura e a poesia sejam flores no seu caminho, trazendo leveza, reflexão, bem-estar e mais saúde para todos.
Entidade Reguladora da Saúde remeteu para o Ministério Público 49 casos suspeitos da existência de usurpação de funções de profissionais na área da saúde
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.