A chegada da primavera simboliza renovação, crescimento e transformação. Tal como a natureza floresce após o inverno, também nós podemos adotar uma nova atitude perante a saúde. Hoje, lembramos a literatura e a poesia como promotores do bem-estar físico e emocional. A ciência tem demonstrado que a leitura e a escrita criativa reduzem o stress, melhoram a função cognitiva e fortalecem a empatia. Muitos médico usaram a poesia como forma de expressão para doentes e outros profissionais de saúde, ajudando a processar emoções complexas e a humanizar a experiência da doença. Para os doentes, ler e escrever poesia pode ser um refúgio, um espaço onde encontram conforto e significado. Um poema pode traduzir em palavras aquilo que, muitas vezes, é difícil de expressar em consultas médicas. Histórias inspiradoras e narrativas de superação oferecem suporte, esperança e motivação para enfrentar os desafios de saúde e as doenças. Para os profissionais de saúde, a literatura e a poesia promovem uma visão mais humanista da medicina. Hábitos de leitura regulares estão associados a uma melhor compreensão das emoções dos outros e maior atenção às suas necessidades. Nesta primavera, inspire-se na renovação da natureza para cultivar uma nova abordagem à sua saúde. Que a leitura e a poesia sejam flores no seu caminho, trazendo leveza, reflexão, bem-estar e mais saúde para todos.
Em termos temáticos, o #Deus é uma sátira de duas novas profissões às quais não reconheço validade, legitimidade ou seriedade (mental coach e influencer)...&
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.