Valorização e reconhecimento da atividade dos médicos
Realizou-se na passada sexta-feira, dia 10 de janeiro, a primeira Gala de entrega de prémios “Médicos de Família de Ouro” no auditório da Ordem dos Médicos no Porto, organizada pelo portal MGFamiliar (Medicina Geral e Familiar). Contou com a presença do Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos e dos mais destacados profissionais da Medicina Geral e Familiar (MGF) em Portugal. Este evento simboliza um marco especial onde se enaltece esta especialidade e os seus médicos com prémios importantes. Os vencedores e nomeados foram escolhidos entre os seus pares. Segundo Carlos Martins, da comissão organizadora, “com este evento, queremos recentrar a nossa atenção nos aspetos positivos da nossa vocação. Para cuidarmos bem dos nossos pacientes, necessitamos de nos autocuidar e necessitamos de preservar a nossa autoestima”.
O Bastonário Carlos Cortes também falou, salientando o valor deste evento "e a importância do reconhecimento da atividade dos médicos ao longo da sua vida". De destacar os prémios entregues: “Médico de Família ao Longo da Vida”, “Médico de Família do Ano” e “Melhor Tese de Doutoramento”, que tiveram duas fases de eleição. Na primeira foram abertas as nomeações a todos os médicos de família que recebem a newsletter MGFamiliar e estão registados no Dr. Share e, na segunda fase, convidaram-se mais de 40 médicos de família doutorados a fazer as votações finais dos nomeados.
Na categoria “Médico de Família ao Longo da Vida”, o prémio foi entregue aos Professores Doutores Isabel Pereira Santos e Jaime Correia de Sousa, dois pilares da MGF em Portugal. Na categoria “Médico de Família do Ano”, o prémio foi atribuído à Dra. Alexandra Fernandes, médica de família na USF Inovar. Entre 2022 e 2024, destacou-se como idealizadora e coordenadora do projeto Via Verde Saúde Seixal, que proporcionou cuidados de saúde a mais de 44 mil pessoas sem médico de família. O modelo inovador implementado permitiu a realização de quase 100 mil consultas médicas em dois anos, aliviando a sobrecarga nos serviços de saúde locais e servindo de inspiração para soluções semelhantes noutras regiões do país. Para o prémio de "Melhor Tese de Doutoramento" o vencedor foi Carlos Seiça Cardoso. Também foram entregues os prémios de Melhor Artigo Científico, Melhor Artigo A Não Perder, Melhor Artigo Prescrição Racional, Melhor Educação para a Saúde, Melhor Ferramenta de Apoio à Consulta, Melhor Artigo Mais Opinião e Melhor Algoritmo. Este evento tem um significado de reafirmação desta área basilar da medicina em Portugal.
Bastonário da Ordem dos Médicos visita exposição da "VI edição da Semana do Autor Médico"
Iniciativa organizada pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, em conjunto com a SOPEAM – Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.
V Jornadas do Internato de MGF de Lisboa e Vale do Tejo
Organizadas por médicos internos de Medicina Geral e Familiar, por iniciativa da Coordenação do Internato de MGF de LVT, as jornadas decorreram esta semana
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.