+351 21 151 71 00
ordemdosmedicos@ordemdosmedicos.pt

27.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos: "É preciso reforçar a participação da comunidade médica no desenvolvimento da Inteligência Artificial”.


Bastonário Carlos Cortes propôs a criação de uma agência governamental para monitorizar progressos e regular IA na saúde
Com o tema principal da Inteligência Artificial (IA), o 27.o Congresso Nacional da Ordem dos Médicos teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de novembro.
Na sessão de encerramento do congresso, o Bastonário Carlos Cortes elogiou a organização e os temas discutidos durante encontro, tendo sublinhado que “estamos perante uma revolução tecnológica”, que tem muitos aspetos positivos mas que “necessita de regulamentação”.
Face a esta necessidade, Carlos Cortes lançou o desafio ao governo de “criar uma Agência para a IA na Saúde, para avaliar e monitorizar os avanços neste campo”. No seu discurso final, destacou ainda a importância da “participação da comunidade médica e científica” na discussão das diferentes valências da IA.
Carlos Cortes deixou o alerta para “não nos deslumbrarmos com a IA” e considerou imperativo o Governo realizar investimentos tecnológicos em questões básicas, mas que teriam impacto imediato na prestação de cuidados de saúde, como implementar o Processo único do doente, a interoperabilidade de sistemas, a digitalização da acessibilidade em saúde e a desburocratização da saúde.
“Não é aceitável que, no século XXI, ainda haja pessoas a ir de madrugada tirar uma senha para marcar uma consulta, sem garantias, ou os médicos passarem mais de 20% do seu tempo a tratar de burocracia”, disse.
A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, também se dirigiu aos médicos, enaltecendo “o papel da Ordem no acesso e na qualidade em Saúde dos portugueses”. Ana Paula Martins garantiu que a IA “não será a salvação do SNS, mas sim um grande suporte para mais e melhores cuidados”. Numa declaração que mereceu o aplauso da plateia, a Ministra prometeu a revisão do estatuto da Ordem dos Médicos e a revisão da carreira médica.
Entre debates e homenagens, o 27.o Congresso da Ordem dos Médicos foi também palco da entrega do Prémio Best Ideas In Healthcare, uma iniciativa da Ordem e da NTT Data Portugal.
A equipa Via Azul foi a grande vencedora, depois de apresentar um circuito personalizado para melhorar o atendimento de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nos Serviços de Urgência Pediátrica (SUP), proporcionando um ambiente adaptado às suas necessidades e que contribua para o seu bem-estar.
A reunião dos médicos e médicas, organizada pelo Secção Regional do Sul da OM, debateu a carreira e formação médica e foi um convite à reflexão sobre o futuro da medicina e sobre o papel da tecnologia na construção de sistemas de saúde eficientes, humanos e justos.
As oportunidades que as novas ferramentas de IA oferecem à medicina, mas também os riscos associados à sua implementação foram tópicos abordados ao longos de dois dias, em conferências e debates.

Últimas Notícias

Ver tudo