+351 21 151 71 00

Colégios de Especialidade têm novo regulamento

Adaptação dos regulamentos surge depois da alteração ao Estatuto da Ordem

Novo regulamento geral dos Colégios de Especialidade, Secções de Subespecialidade e Colégios de Competências da Ordem dos Médicos, aprovado em setembro pela Assembleia de Representantes, foi publicado em Diário da República. A atualização acontece no seguimento das alterações introduzidas pela alteração ao Estatuto da Ordem, que exige a adaptação dos regulamentos ao novo enquadramento legislativo.

Entre as principais mudanças, destaca-se a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência.

A alteração da designação da especialidade de “Medicina Desportiva” para “Medicina Desportiva e do Movimento”, na sequência de pedido fundamentado apresentado pela direção do colégio de Medicina Desportiva, é outra das modificações confirmadas.

A revisão visou colmatar o vazio normativo resultante das alterações nos Estatutos da Ordem dos Médicos, assegurando desta forma que a composição, competências e funcionamento dos colégios de especialidade estão formalmente estabelecidos no regulamento.

Os Colégios de Especialidade, Secções de Subespecialidade e Colégios de Competências da Ordem dos Médicos têm como objetivo a valorização e desenvolvimento do conhecimento e exercício da medicina, de forma a atingir os padrões mais elevados, para benefício da Saúde dos cidadãos.