+351 21 151 71 00

Citologia cervical (esfregaço de papanicolau) em mulheres entre os 25 e 65 anos de idade

Recomendação

Escolha não realizar anualmente citologia cervical (esfregaço de papanicolau) em mulheres entre os 25 e 65 anos de idade.

Justificação

O rastreio organizado do cancro do colo do útero é uma medida de saúde pública que tem como objetivo reduzir a incidência e mortalidade associada a esta neoplasia. A infeção persistente por HPV é condição necessária para que haja progressão para neoplasia intra-epitelial cervical e desenvolvimento de cancro. Estima-se que o aparecimento do cancro do colo do útero ocorra 5 a 20 anos após o início da infeção pelo HPV.

O rastreio permite identificar e tratar precocemente lesões precursoras. Atualmente, pode ser realizado por vários métodos: citologia convencional, citologia em meio líquido e o teste do HPV ou associação dos dois últimos. Estudos concluem que o rastreio nas mulheres entre 20 e 24 anos apresenta pouco efeito sobre as taxas de incidência do cancro do colo do útero. As linhas de orientação europeia, no que diz respeito à citologia convencional (esfregaço de papanicolau) em mulheres não incluídas em situações especiais, aconselham a sua realização de 3 em 3 anos entre os 25 e os 65 anos, uma vez que intervalos mais curtos não apresentam benefício na diminuição da mortalidade. No entanto, deve ser realizada anualmente, com o profissional de saúde, uma avaliação ginecológica de modo a identificar casos particulares.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • Screening for cervical cancer. Practice Bulletin No. 131. American College of Obstetricians and Gynecologists. Obstet Gynecol. 2012 Nov;120(5):1222-38
  • Arbin, M, Antilla A, Jordan J, et al. European Guidelines for Quality in Cervical Cancer Screening. Second Edition. Ann Oncol 2010; 21: 448-58
  • Arbyn M, Antilla A, Jordan J, et al. European Commission. In. European Guidelines in Cervical Screening. 2nd edition. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities; 2008 pp: 1-291
  • Davey D; Cox JT; Austin M et al. Cervical cytology specimen adequacy: patient management guidelines and optimizingspecimen collection. J Low Genit Tract Dis 2008; 12(2): 71-81.

Recomendação original disponível em:

http://www.choosingwisely.org/societies/american-college-of-obstetricians-and-gynecologists/

https://choosingwiselycanada.org/obstetrics-and-gynaecology/

 

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Ginecologia-Obstetrícia da Ordem dos Médicos

Colégio da Especialidade de Anatomia Patológica da Ordem dos Médicos

 

Recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde