Bastonário visita hospitais de Évora e Barreiro

Dando sequência às visitas que tem realizado aos serviços de urgência de diversos hospitais do país, nos últimos meses, de forma a preparar o processo de revisão das equipas de urgência, o Bastonário Carlos Cortes, deslocou-se ao Barreiro e a Évora, no dia 23 de outubro.

Acompanhado por Sara Paulino, presidente do Conselho Sub-Regional de Setúbal Ordem dos Médicos, Carlos Cortes visitou o Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro. Já mais a sul, em Évora, o Bastonário Carlos Cortes e Paulo Simões, presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, visitaram a maior unidade hospitalar do Alentejo.

Na cidade da margem sul do rio Tejo, a comitiva da Ordem dos Médicos reuniu com o Conselho de Administração da ULS do Arco Ribeirinho. Com a presença da presidente, Maria Teresa Fernandes, e da diretora clínica da Área Hospitalar, Ana Teresa Marques Xavier.

Após o encontro, o Bastonário visitou os Serviços de Urgência Geral, de Pediatria e de Ginecologia/Obstetrícia do hospital, acompanhado pelos respetivos diretores de serviço.

Durante a tarde, em Évora, os representantes da Ordem dos Médicos visitaram o Hospital do Espírito Santo. Integrada na ULS do Alentejo Central, a unidade serve uma população de cerca de 152.000 habitantes. No local, a comitiva da Ordem reuniu com o Conselho de Administração da ULS do Alentejo Central e visitou os Serviços de Urgência do hospital. Na ocasião, o Bastonário e o presidente da SRSOM reuniram ainda com o Diretor do Serviço de Ortopedia.

Os constrangimentos verificados em diversos Serviços de Urgência do hospital durante o verão, a escassez de médicos e o modo de funcionamento de um hospital essencial para a coesão territorial foram os temas em destaque.

Em declarações à comunicação social após a visita às unidades hospitalares, o Bastonário Carlos Cortes lamentou que o plano de reorganização para as urgências de obstetrícia e pediatria não inclua sobre uma estratégia para captação de profissionais de saúde para essas especialidades.

O Bastonário revelou ainda que “a Ordem dos Médicos vai remeter à Assembleia da República um conjunto de propostas para incluir no Orçamento do Estado, precisamente para dar uma maior capacidade de atratividade” ao SNS.