A poucos dias do início formal da estação estival, o Bastonário Carlos Cortes voltou a alertar o Ministério da Saúde para a urgência da apresentação de um Plano para o verão. A existência de orientações claras é fundamental para ajudar os médicos e outros profissionais de saúde a ultrapassar este período crítico.
O preenchimento das escalas de urgência durante os meses de calor sempre foi um exercício complexo, mas exige uma estratégia atempada. As orientações enviadas aos hospitais para ultrapassar a falta de médicos são pouco precisas, pelo menos, atenuar as dificuldades que se repetem, anualmente, neste período.
A indicação para recorrer à linha SNS24, mesmo que reforçada, é preocupante e manifestamente insuficiente para lidar com um período historicamente crítico para o SNS, como o Verão.
O Bastonário considera, por isso, urgente a apresentação e implementação de um plano sazonal abrangente, com orientações precisas para ultrapassar a habitual falta de médicos, e desta forma facilitar as rotinas de utentes e profissionais.