Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM)
Introdução
• O GNAM previlegia uma abordagem de saúde pública, ecológico-sistémica e de trabalho em rede, multidisciplinar e multisectorial.
• Tem como principais focos, ao nível da prevenção/intervenção: a violência contra o(a)s médico(a)s no local de trabalho/assédio, a síndrome de burnout, as adições, os factores de risco psicossociais associados ao local de trabalho e outras problemáticas que, pelo seu impacto, mereçam especial atenção.
• Este esforço pretende proporcionar respostas eficazes e eficientes, capazes de atender às reais necessidades de quem solicita apoio ao GNAM.
Objetivos e Metas
• Investigar e capacitar, com o objetivo de aprimorar e adaptar continuamente as respostas do GNAM para quem procura o seu apoio;
• Prevenir, ampliando a divulgação das competências e ações do GNAM, além de promover iniciativas especificamente desenhadas para atender às necessidades dos médicos, com ênfase especial naqueles em início de carreira;
• Intervir através de estratégias direcionadas e parcerias colaborativas, assegurando que as respostas sejam tanto eficazes quanto eficientes para atender às necessidades específicas identificadas em cada situação
Estratégias / Ações:
Investigação:
Foco
• Conhecer os factores de risco associados ao contexto laboral e avaliar o seu impacto na saúde e bem estar dos médicos;
• Analisar e aprimorar continuamente a eficácia da resposta do GNAM/OM aos pedidos de ajuda recebidos.
Objectivos: Melhorar a definição e implementação de estratégias capazes de:
• Eliminar/reduzir factores de risco;
• Promover factores protectores;
• Potenciar a resiliência.
Formação:
• Capacitar os profissionais envolvidos na implementação do Plano de Ação do GNAM relativamente às areas-alvo e às estratégias a implementar (Conteúdos a disseminar via “formação em escada”).
Prevenção:
• Divulgação das Competências do GNAM: Utilizar todos os meios disponíveis na Ordem dos Médicos para ampliar o conhecimento sobre o GNAM e as suas capacidades de suporte.
• Organização de “Tertúlias”, em parceria com o Conselho Nacional do Médico Interno, direcionados aos médicos mais jovens, com o objetivo de avaliar continuamente as suas necessidades e incentivar a sinalização precoce de “problemas” ao GNAM.
• Implementação da Campanha de Sensibilização “Saúde e Bem-Estar dos Médicos” com o intuito de valorizar a saúde do(a)s médico(a)s. Inclui um concurso para a criação de uma imagem representativa da iniciativa, aumentando assim o envolvimento e a consciencialização sobre a realidade actual e a urgência de promover mudanças.
Intervenção:
• Atender prontamente os pedidos de apoio recebidos pelo GNAM;
• Apoiar na avaliação e (re)definição de estratégias, sinalizadas ao GNAM pelos Colegas que integram cada Gabinete Regional de Apoio ao Médico (GRAM);
• Formalizar e fortalecer parcerias com sectores da comunidade que representam potenciais interfaces na resposta às áreas alvo do GNAM.
Últimas Notícias
Ver tudo-
Dia Internacional da Medicina Física e de Reabilitação
O Colégio da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação da Ordem dos Médicos saúda todos os Médicos Fisiatras e realça o valor do seu trabalho.
Ler Mais -
Investir em saúde não é “atirar água para a areia”
Foi apresentado na Convenção Nacional da Saúde o Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS).
Ler Mais -
Jorge Espírito Santo distinguido com prémio de ética
Fundación Hay Derecho distingue médico português por comportamento ético
Ler Mais -
Prémio Carreira para o médico Duarte Nuno Vieira
O médico foi distinguido em Riade, na Arábia Saudita com o Prémio Carreira, da Global Health Exhibition.
Ler Mais -
Corte orçamental é preocupante
O Governo vai cortar mais de 200 milhões em despesa com medicamentos e material de consumo clínico e hospitalar.
Ler Mais -
Prémios Maria de Sousa distinguem investigadores
5.ª edição dos prémios promove investigação em Ciências da Saúde
Ler Mais -
Médicos pioneiros em cirurgia bariátrica homenageados na Comemoração dos 25 Anos SPCO
Curiosidades sobre os médicos que foram homenageados no 25º aniversário da SPCO (Sociedade Portuguesa de Cirurgia de Obesidade).
Ler Mais -
Lançamendo do novo livro de Álvaro Carvalho
O seu novo livro, de cariz autobiográfico, traça o seu percurso académico e profissional, refletindo as suas opções sociais e culturais.
Ler Mais -
Entrou em vigor a formação em Medicina de Urgência e Emergência
A formação na nova especialidade abrange 22 áreas clínicas.
Ler Mais