Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM)
Introdução
• O GNAM previlegia uma abordagem de saúde pública, ecológico-sistémica e de trabalho em rede, multidisciplinar e multisectorial.
• Tem como principais focos, ao nível da prevenção/intervenção: a violência contra o(a)s médico(a)s no local de trabalho/assédio, a síndrome de burnout, as adições, os factores de risco psicossociais associados ao local de trabalho e outras problemáticas que, pelo seu impacto, mereçam especial atenção.
• Este esforço pretende proporcionar respostas eficazes e eficientes, capazes de atender às reais necessidades de quem solicita apoio ao GNAM.
Objetivos e Metas
• Investigar e capacitar, com o objetivo de aprimorar e adaptar continuamente as respostas do GNAM para quem procura o seu apoio;
• Prevenir, ampliando a divulgação das competências e ações do GNAM, além de promover iniciativas especificamente desenhadas para atender às necessidades dos médicos, com ênfase especial naqueles em início de carreira;
• Intervir através de estratégias direcionadas e parcerias colaborativas, assegurando que as respostas sejam tanto eficazes quanto eficientes para atender às necessidades específicas identificadas em cada situação
Estratégias / Ações:
Investigação:
Foco
• Conhecer os factores de risco associados ao contexto laboral e avaliar o seu impacto na saúde e bem estar dos médicos;
• Analisar e aprimorar continuamente a eficácia da resposta do GNAM/OM aos pedidos de ajuda recebidos.
Objectivos: Melhorar a definição e implementação de estratégias capazes de:
• Eliminar/reduzir factores de risco;
• Promover factores protectores;
• Potenciar a resiliência.
Formação:
• Capacitar os profissionais envolvidos na implementação do Plano de Ação do GNAM relativamente às areas-alvo e às estratégias a implementar (Conteúdos a disseminar via “formação em escada”).
Prevenção:
• Divulgação das Competências do GNAM: Utilizar todos os meios disponíveis na Ordem dos Médicos para ampliar o conhecimento sobre o GNAM e as suas capacidades de suporte.
• Organização de “Tertúlias”, em parceria com o Conselho Nacional do Médico Interno, direcionados aos médicos mais jovens, com o objetivo de avaliar continuamente as suas necessidades e incentivar a sinalização precoce de “problemas” ao GNAM.
• Implementação da Campanha de Sensibilização “Saúde e Bem-Estar dos Médicos” com o intuito de valorizar a saúde do(a)s médico(a)s. Inclui um concurso para a criação de uma imagem representativa da iniciativa, aumentando assim o envolvimento e a consciencialização sobre a realidade actual e a urgência de promover mudanças.
Intervenção:
• Atender prontamente os pedidos de apoio recebidos pelo GNAM;
• Apoiar na avaliação e (re)definição de estratégias, sinalizadas ao GNAM pelos Colegas que integram cada Gabinete Regional de Apoio ao Médico (GRAM);
• Formalizar e fortalecer parcerias com sectores da comunidade que representam potenciais interfaces na resposta às áreas alvo do GNAM.
Últimas Notícias
Ver tudo-
Visita do Bastonário ao Hospital Santa Maria
Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, visitou, hoje de manhã, o Hospital de Santa Maria onde reuniu com médicos de vários serviços.
Ler Mais -
Conselho Nacional certificado conforme a norma ISO 9001:2015
Pela primeira vez, o Conselho Nacional da Ordem dos Médicos foi auditado com êxito
Ler Mais -
Webinar aborda IA generativa ao serviço da investigação científica
A receptividade de dezenas de participantes foi muito positiva, com grande expectativa para futuras edições referentes ao uso de inteligência artificial
Ler Mais -
Medicina e ação social
Reuniram-se os Bastonários da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Assistentes Sociais.
Ler Mais -
"Prazer e Poder"
O livro “Prazer e Poder” com contribuições de 30 autores foi apresentado na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
Ler Mais -
Ferramentas de IA não estão habilitadas a fazer diagnósticos
Novo relatório “Os 100 principais usos da IA generativa em 2025” publicado pela Harvard Business Review.
Ler Mais -
Coordenação hospitalar não pode continuar a falhar
Bastonário insta DE-SNS a agir para travar crise sem precedentes no SNS
Ler Mais -
Discurso do Bastonário na sua Tomada de Posse
Na Tomada de Posse, Carlos Cortes, reeleito Bastonário da Ordem dos Médicos para o quadriénio 2025-2029, discursou sobre o estado da saúde no país.
Ler Mais -
Tomadas de Posse do Conselho de Supervisão e do Conselho Nacional de Disciplina
O evento das Tomadas de Posse do Conselho de Supervisão e do Conselho Nacional de Disciplina decorreu no dia 30 de junho, na sede da Ordem em Lisboa.
Ler Mais
