O Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM), dinamizou em Lisboa e em Coimbra ações no âmbito da campanha “Saúde e Bem-Estar dos Médicos”, iniciativa que pretende sensibilizar para a importância da saúde física, mental e emocional dos profissionais de medicina, desde a fase inicial da sua formação, bem como disponibilizar meios de apoio direto aos médicos. No âmbito desta campanha, foi inaugurada a exposição “Saúde e Bem-Estar dos Médicos”, primeiro em Lisboa na galeria da Ordem dos Médicos e, posteriormente, na Subunidade 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).
O Gabinete Nacional de Apoio ao Médico inaugurou em março deste ano em Lisboa a exposição do concurso para a criação da imagem da campanha “Saúde e Bem-Estar dos Médicos” em que a imagem vencedora foi a proposta da médica Ana Paula da Silva Santos e as menções honrosas foram entregues aos médicos Ivo Moreira Fernandes e Vlada Barzylovych. Mais de 30 médicos aceitaram o desafio e apresentaram as propostas subordinadas ao tema da saúde e bem-estar dos médicos. A cerimónia de entrega de prémios do concurso, que decorreu na biblioteca da OM, teve a presença de João Redondo, coordenador do GNAM, da Filipa Lança, do ex-Bastonário Gentil Martins, de José Santos, presidente do Conselho Europeu das Ordens dos Médicos e membro do GNAM, de Carlos Mota Cardoso, membro do GNAM (via zoom) e do Bastonário da OM, Carlos Cortes. Todos enalteceram a importância do GNAM e a necessidade de um apoio mais próximo à classe médica.
De 19 e 30 de maio de 2025 a mostra dos trabalhos que tinham estado a concurso para criação da imagem gráfica da iniciativa, mudou-se para Coimbra. Para além da vertente artística, a exposição procurou chamar a atenção para uma realidade preocupante. Segundo um inquérito nacional realizado em 2023 com médicos internos, um em cada quatro apresenta sintomas graves de burnout. O estudo revela ainda que 55,3% estão em risco elevado de desenvolver a síndrome, 64,7% mostram sinais de exaustão emocional grave, 45,8% despersonalização elevada e 48,1% referem forte diminuição da realização profissional. Os dados dão conta igualmente de que 35,5% dos internos iniciaram apoio psicológico ou psiquiátrico durante o internato e apenas 16,5% consideram equilibrada a relação entre vida pessoal e profissional. Com esta ação, o GNAM e a Ordem dos Médicos sublinham que cuidar da saúde mental dos médicos é também garantir qualidade e sustentabilidade nos cuidados de saúde. Como refere a direção, “uma medicina exausta não pode sustentar um sistema de saúde robusto”.
O Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM) da Ordem dos Médicos lançou esta semana um concurso para a criação da imagem da campanha “Saúde e Bem Estar dos Médicos”. A imagem que vier a ser selecionada será usada nas campanhas deste gabinete. O concurso está aberto a todos os médicos inscritos na Ordem dos Médicos, com quotas regularizadas. A interpretação do tema - “Saúde e Bem Estar dos Médicos” – é livre e depende apenas da leitura do autor, devendo a mesma ficar clara na memória descritiva dos trabalhos. O regulamento do concurso para a imagem da campanha "Saúde e Bem-estar dos Médicos" pode ser consultado no site nacional da Ordem dos Médicos. Leia o regulamento e participe, enviando o seu dossier de candidatura até dia 24 de janeiro para o endereço: gabineteapoiomedico@ordemdosmedicos.pt
No último ano a Secção Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos tem organizado umas sessões denominadas "Conversa Aberta Médicos Ilustres na Guarda"
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.