Nota Histórica:
• O Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM) foi criado em maio de 2019 , por Miguel Guimarães, na altura Bastonário da Ordem dos Médicos (OM). Tinha como principais objetivos apoiar médico(a)s vítimas de burnout e violência e definir e implementar um plano de prevenção e apoio aos médico(a)s, em colaboração com diferentes instituições públicas e privadas. Durante esta fase inicial, colaboraram neste projeto o(a)s médicos Nídia Zózimo (Secção Regional do Sul e Ilhas), João Redondo (Secção Regional do Centro) e Dalila Veiga (Secção Regional do Norte).
• Em março 2023, com a posse de Carlos Cortes, novo Bastonário da OM, o GNAM ampliou a sua missão e recursos (humanos e financeiros). Para alcançar os seus objetivos a equipa, coordenada por João Redondo, integra médico(a)s das três Secções Regionais da OM e, no âmbito do trabalho me rede, está a ser gradualmente expandida a entidades e profissionais de outros sectores (protocolos).
Missão:
• A par com a prevenção, o propósito fundamental do Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM) é apoiar médico(a)s em situação de vulnerabilidade. Neste sentido irá
o Investir na promoção de maior rapidez na resposta às necessidades que motivaram o pedido de apoio do(a)s Colegas e, concomitantemente, contribuir para minimizar o impacto da situação-problema nas suas vidas profissionais e pessoais.
o Para alcançar tais objectivos irá procurar concretizar mudanças estruturais
Visão:
• Contribuir para a promoção de um ambiente de trabalho saudável para todo(a)s o(a)s médico(a)s, sustentado por valores como empatia, excelência, integridade e colaboração (em rede).
-
-
-
Fernando Pereira
SRS e Ilhas
-
-
João Redondo
Coordenador do GNAM, SRC
-
-
-
Mónica Fonseca
SRS e Ilhas
-
-
-
-
-
-
-
Isabel Pires de Carvalho
SRN
-
-
-
-
-
-