Estão abertas as candidaturas para o Prémio Maria de Sousa 2025. Este ano contamos com a 5ª edição deste prémio que foi criado em homenagem à médica e grande investigadora Maria de Sousa e que visa galardoar e apoiar, em cada ano, até cinco jovens investigadores científicos portugueses com idade igual ou inferior a 35 anos. Com o propósito de contribuir para a investigação na área das Ciências da Saúde, a Ordem dos Médicos (OM) e a Fundação BIAL promovem, em parceria exclusiva, este prémio cujas candidaturas encerram a 31 de Maio.
Carlos Cortes, Bastonário da OM, afirma que este prémio é “um tributo merecido a uma mulher que dedicou a vida à ciência e ao conhecimento, deixando um exemplo que continua a inspirar as novas gerações de investigadores”. O Presidente do Júri, Rui Costa diz que a “Prof. Maria de Sousa sempre quis ajudar os investigadores mais jovens a pensarem diferente, a internacionalizarem-se e a desafiarem as próprias fronteiras do conhecimento, por isso queremos encorajar os jovens investigadores portugueses a concorrerem e mostrarem-nos o seu talento".
No total, o prémio vai distribuir até 150 mil euros por um máximo de cinco vencedores, e inclui obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência, reforçando o compromisso com a formação além-fronteiras. O júri da edição de 2025 é composto por cientistas de renome que mantiveram uma relação próxima com Maria de Sousa: Maria do Carmo Fonseca (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), Miguel Castelo-Branco (Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional da Universidade de Coimbra), Joana Palha (Escola de Medicina da Universidade do Minho) e João Relvas (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto), presididos pelo neurocientista Rui Costa (Allen Institute, EUA). Para Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL, “é com grande satisfação que continuamos a apoiar esta iniciativa, que combina a homenagem a uma grande mulher da ciência com o incentivo ao talento e à criatividade das novas gerações de investigadores”.
Prazo de candidaturas: 1 de janeiro a 31 de maio de 2025
Submeta aqui a sua candidatura ao Prémio Maria de Sousa.
V Jornadas do Internato de MGF de Lisboa e Vale do Tejo
Organizadas por médicos internos de Medicina Geral e Familiar, por iniciativa da Coordenação do Internato de MGF de LVT, as jornadas decorreram esta semana
Entidade Reguladora da Saúde remeteu para o Ministério Público 49 casos suspeitos da existência de usurpação de funções de profissionais na área da saúde
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.