Recomendação
Escolha não aconselhar suspender por rotina a amamentação nem aconselhar as lactantes a extrair e desperdiçar o leite materno previamente ou posteriormente à realização de exames radiológicos.
Justificação
A realização de exames radiológicos durante a lactação é tão segura como a sua realização em mulheres não lactantes. Apenas no contexto muito específico da mamografia ou da tomossíntese mamária poderá ser aconselhável a extração (mas sem desperdício) ou o aleitamento imediatamente antes da realização destes exames com o intuito de melhorar a acuidade diagnóstica devido ao tecido mamário bastante denso durante a lactação. A lactação também poderá continuar normalmente quando é injetado contraste iodado ou um contraste paramagnético baseado em gadolínio.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
-
- https://www.radiologyinfo.org/en/info/article-appropriateness-criteria#6a2a97c01cff4f5bb62d85b025bb5968 (canal oficial do Colégio Americano de Radiologia para os doentes)
- ESUR Guidelines on Contrast Agents European Society of Urogenital Radiology 10.0 (2018)
- ACR Manual on Contrast Media 2021, ACR Committee on Drugs and Contrast Media
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde