A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Lisboa é uma IPSS de apoio à deficiência intelectual e incapacidade, com 62 anos de existência e tem 5 Lares Residenciais, entre outras respostas sociais.
Necessita dos serviços inerentes à medicina preventiva e curativa dos utentes destes lares residenciais, que funcionam a partir das 16h/16h30, e que são:
- A: 25 utentes no Lar Residencial Pedralvas, Rua Ary dos Santos, nº3, 1500-062 Lisboa
- B: 15 utentes no Lar Residencial Penha de França, Rua Penha de França, 234, 1º-2º-3º, 1900-298 Lisboa
- C: 14 utentes no Lar Residencial Júlia Moreira, Rua Adolfo Coelho, 9A, 1900-028 Lisboa
- D: 23 utentes no Lar Residencial Casas de Alapraia, Travessa Dr. Félix Pereira, 190, 2765-024 Estoril
- E: 12 utentes no Lar Residencial Quinta dos Inglesinhos, Pêra de Baixo, 2825-108 Monte da Caparica
Os horários podem ser adequados, de acordo com as disponibilidades, pois nos casos dos Lares Residenciais A,D e E, os utentes estão durante todo o dia.
O valor que paga atualmente ao prestador de serviços é de 1000€ (mil euros) mensais, com uma visita semanal a cada lar, de cerca de 1h/1h30, ou seja, cinco visitas semanais, num totalmáximo de sete horas e meia.
Pretende-se quem faça o controlo das situações clínicas de cada utente, para prescrição de análises e receituário de medicação (não os psicotrópicos, pois esses estão a cargo do Psiquiatra), ajuste de alimentaçãoe observação do estado geral de saúde de cada utente.
A articulação é com os Responsáveis Técnicos e/ou com as Diretoras Técnicas de cada Lar, podendo haver contactos telefónicos pontuais, em situação aguda, para esclarecimento de dúvidas e pedido de orientações.
Os utentes são pessoas com vários tipos de síndrome – Down e outros – e estão em processo de envelhecimento, para além de todos terem deficit cognitivo. Por conseguinte, consideramos que a vossaAssociação poderá ter médicos associados com motivação para este tipo de colaboração.
Caso haja alguém apenas interessado num dos nossos Lares D ou E, por causa da distância, também será possível a parceria com um médico para Lisboa, um outro médico para o Estoril e ainda um outro médico para Almada. Esta possibilidade será viável, para quem esteja mais próximo destes locais, em termos de trabalho ou residência.
Contacto: Isabel Bento, Gestora de Recursos Humanos – dir.recursoshumanos@appacdm-lisboa.pt
21 792 87 20 | 96 814 98 88 / geral@appacdm-lisboa.pt / www.appacdm-lisboa.pt