O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) celebrou, no dia 12 de novembro, 125 anos. Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, o INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.
A inestimável contribuição do INSA para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública em Portugal e a celebração da data redonda assinalaram-se com uma cerimónia realizada no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. O Bastonário Carlos Cortes marcou presença, num evento que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Para além da celebração do legado do INSA, a cerimónia de aniversário do Instituto foi ainda palco da entrega do “Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública”, no valor de 25 mil euros, e da apresentação do livro “INSA: 125 anos de compromisso com a saúde”. A obra, introduzida por Maria de Belém Roseira, antiga ministra da saúde, faz uma viagem pela cronologia histórica do INSA, com destaque para os principais marcos da atividade desenvolvida pelas suas delegações e departamentos técnico-científicos.