+351 21 151 71 00

Bastonário pede intervenção urgente no INEM

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, reuniu com os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na sequência da greve destes profissionais. No encontro, que teve lugar na segunda-feira, dia 11 de novembro, foi notada a urgência de valorizar e melhorar as condições de trabalho dos TEPH, de forma a garantir um sistema de saúde eficaz e seguro para todos.

Na quinta-feira, dia 14 de novembro, Carlos Cortes visitou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, no Porto, e reuniu ainda com médicos do quadro do organismo público. Em declarações à comunicação social no final da visita, o Bastonário recordou “a falta de médicos do INEM” e destacou a necessidade de se avançar com uma “reforma dos recursos humanos” do organismo.

Os encontros permitam conhecer as diferentes necessidades dos profissionais do INEM, tendo o bastonário reforçado “o papel vital que desempenham na assistência pré-hospitalar, sendo muitas vezes a diferença entre a vida e a morte para os doentes”.