Outubro é também o mês da prevenção do cancro da mama. Para assinalar o movimento “Outubro Rosa”, que visa a mudança e mobilização da sociedade para esta luta, a Galeria da Ordem dos Médicos, em Lisboa, é palco da exposição “Mulher | Mama | Cancro”, desde o dia 2 até ao dia 17 de outubro. No último dia da exposição, é apresentado o livro com o mesmo nome, da autoria de Francisco d’Oliveira Martins, Zacharoula Sidiropoulou e Maria do Céu d’Oliveira Martins.
A obra “Mulher | Mama | Cancro”, tal como a exposição de dezenas de quadros, é uma oportunidade de reflexão profunda sobre o impacto do cancro da mama na vida das mulheres, abordando não só a doença, mas também as questões sociais e culturais que a rodeiam. O livro e a exposição são duas iniciativas que sensibilizam o público para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio às mulheres que enfrentam essa luta.
O lançamento do livro será seguido de um jantar e de um leilão das obras expostas, cuja receita reverterá para o apoio à investigação e ao tratamento do cancro da mama.
Em Portugal, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, são detetados anualmente cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama, e mais de 2000 mulheres morrem com esta doença.