Saúde Mental em debate na Ordem dos Médicos

GNAM organiza conferência “Saúde Mental e Bem-Estar dos Médicos no Local de Trabalho”

Na antecâmara da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, o Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM) da Ordem dos Médicos organizou a conferência “Saúde Mental e Bem-Estar dos Médicos no Local de Trabalho”, no dia 8 de outubro, com a presença do Bastonário Carlos Cortes e dos presidentes das Seções Regionais da OM, Paulo Simões e Manuel Teixeira Veríssimo. Em representação de Eurico Castro Alves, presidente da Secção Regional do Norte da OM, participou o médico Carlos Mota Cardoso.

Em mais uma iniciativa da Ordem dos Médicos que pretendeu conscientizar sobre a importância do bem-estar no ambiente de trabalho, o evento do GNAM, órgão consultivo da Ordem dos Médicos, debateu a saúde mental dos médicos e profissionais de saúde, em 4 mesas redondas.

O tema da conferência foi inspirado na escolha da Federação Mundial para a Saúde Mental para marcar a data este ano: ‘É hora de priorizar a saúde mental no local de trabalho’.
A sessão, que teve lugar no auditório da Ordem dos Médicos, começou com a apresentação da estratégia de saúde pública, ecológico-sistémica e de trabalho em rede do renovado GNAM, pela voz do coordenador João Redondo, que traçou um panorama nacional dos desafios na área e das respostas necessárias.
Em seguida, e numa altura em que 55,3% dos médicos internos está em risco de desenvolvimento de burnout, foi dada perspetiva do Conselho Nacional do Médico Interno (CNMI) sobre o impacto da saúde mental nos jovens médicos e na formação médica. O Presidente do CNMI, José Durão, defendeu a necessidade de criação canais de denúncia anónima e gabinetes de apoio em todas as instituições de formação e a alocação de tempo protegido para estudo autónomo.
O Plano de ação em curso do Gabinete de Segurança do Serviço Nacional de Saúde foram outros dos temas abordados, na apresentação conduzida do Intendente Sérgio Barata, coordenador do Gabinete do Ministério da Saúde.
No final da conferência, foi assinado o protocolo entre a Ordem dos Médicos e a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM). O acordo, ratificado pelo Bastonário Carlos Cortes e por Miguel Xavier, presidente da CNPSM, visa a colaboração entre as duas entidades para a promoção e desenvolvimento de uma ação coordenada, com vista à promoção da saúde mental e bem-estar dos médicos.