VII Simpósio da Acta Médica Portuguesa: promover e defender a medicina

Na quinta-feira, dia 26, realizou-se o VII Simpósio da Acta Médica Portuguesa (AMP), revista científica da Ordem dos Médicos, que teve lugar em Coimbra. Tiago Villanueva, Editor Chefe, explicou que estes simpósios são momentos de aproximação aos médicos e lembrou que “a Acta tem projeção internacional” mas que é também um veículo de “projeção do que fazem os autores em Portugal”. Presente na sessão de abertura, Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, assegurou que há uma grande aposta na AMP, revista que considera ser “um farol da promoção da medicina, do conhecimento baseado na evidência. (…) A AMP é um elemento extremamente positivo no desenvolvimento da verdade cientifica”, acompanhando com esse trabalho o “esforço incansável que também os médicos fazem no combate à desinformação”, frisou. Uma revista “de qualidade”, verdadeira “referência em Portugal”, enalteceu Manuel Teixeira Veríssimo, Presidente da Secção Regional do Centro que recebeu esta edição do simpósio. A mesa contou ainda com a presença do Presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, que afirmou a intenção de apoiar os médicos dessa unidade a desenvolver investigação clínica e com isso aumentar a participação na Acta Médica Portuguesa. O ex-Bastonário José Manuel Silva, atual presidente da Câmara Municipal de Coimbra, recordou os cinco simpósios realizados sob a égide do anterior editor Rui Tato Marinho e definiu a revista como um “importante meio de comunicação da comunidade científica portuguesa”. A AMP é, sem dúvida, exemplo de evolução positiva e motivo de orgulho para todos nós.

Fotos: Paula Carmo