O bastonário Carlos Cortes deslocou-se ao Hospital de Vila Franca de Xira onde foi recebido por Susana Braz, vogal do Conselho de Administração da ULS Estuário do Tejo, pelo Diretor Clínico para os Cuidados Primários, Sérgio Medina do Rosário, e a Diretora Clínica para os Cuidados Hospitalares, Sofia Loureiro dos Santos.
Carlos Cortes teve ainda oportunidade de reunir com as chefes dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Manuela Jerónimo, e de Urgência Geral, Ana Pidal, que acompanharam o bastonário durante a visita aos respetivos serviços.
O bastonário pode ouvir as preocupações e propostas dos médicos e médicas do hospital em relação ao funcionamento e organização dos serviços e teve a oportunidade de abordar a importância da revisão das equipas de urgência, da formação e da qualidade do internato médico.
O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) foi inaugurado em abril de 2013 e integra atualmente a ULS ET. Presta cuidados de saúde a cerca de 250 mil pessoas dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. Esta unidade dispõe de valências básicas, intermédias e diferenciadas que são prestadas em regime de internamento e de ambulatório. Tem mais de 1400 trabalhadores, desde médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais, técnicos de diagnóstico e terapêutica, técnicos superiores de saúde, entre outros.