Prémio Maria de Sousa 2024, 9 de outubro na Aula Magna

A Ordem dos Médicos convida todos os colegas a assistirem à cerimónia de entrega do Prémio Maria de Sousa, a qual fará este ano parte de um evento de maior dimensão que decorrerá na Reitoria da Universidade de Lisboa e que engloba a conferência acima mencionada. “Assinalam-se em 2024 três décadas de existência de uma Fundação que tanto tem contribuído pela evolução da medicina, apoiando muitas pesquisas inovadoras”, enquadra o Bastonário da Ordem dos Médicos.

O Prémio, criado pela Ordem dos Médicos e pela Fundação BIAL, “homenageia as várias dimensões da imunologista Maria de Sousa, perpetuando um pouco da sua grande dedicação à ciência, à medicina, ao ensino e à motivação dos jovens investigadores”, enquadra. “Maria de Sousa levou a investigação nacional além-fronteiras, valorizando assim a pesquisa de excelência que se faz no nosso país”. “Com o prémio que vamos entregar dia 9 de outubro, recordamos a sua capacidade de aliar investigação científica à prática clínica. Mas é com o apoio aos mais novos que melhor honramos a sua memória”, frisa Carlos Cortes, recordando que o Prémio Maria de Sousa atribui bolsas para desenvolvimento de projetos e estágios internacionais.

A Fundação BIAL foi constituída em 1994 com a intervenção do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Os 30 anos que se celebram em 2024 serão assinalados com uma conferência em que a Fundação traz a Portugal os neurocientistas António Damásio e Hanna Damásio. O tema – “Sobre a Fisiologia da Mente 2024” – foi preparado em conjunto e a apresentação ficará a cargo de António Damásio. A entrega do Prémio Maria de Sousa é parte integrante do programa deste evento de inscrição obrigatória até 30 de setembro.

Local: Aula Magna
Data: 9 de outubro