+351 21 151 71 00

Broncodilatadores de curta duração de ação no tratamento da asma

Recomendação

Escolha não tratar a sua asma apenas com broncodilatadores de curta duração de ação (exemplos: salbutamol e terbutalina).

Justificação

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que se caracteriza por sintomas respiratórios (pieira, falta de ar, opressão torácica e tosse), que variam ao longo do tempo e em intensidade, associados a obstrução variável do fluxo aéreo expiratório.

Os objetivos de tratamento da asma devem contemplar o melhor controlo possível dos sintomas a longo prazo e minimizar o risco futuro associado à doença, nomeadamente mortalidade, crises de asma, obstrução fixa permanente do fluxo aéreo e efeitos adversos associados à terapêutica.

As recomendações internacionais de tratamento da asma, por questões de segurança, desaconselham o tratamento da asma em adultos, adolescentes e crianças apenas com SABA (beta-2 agonistas de ação rápida; exemplos: salbutamol e terbutalina). A estratégia terapêutica recomendada deve centrar-se na corticoterapia inalada para reduzir o risco de crises graves e para controlo dos sintomas.

O uso excessivo de SABA associa-se a um maior risco de exacerbações e a um impacto negativo na saúde dos doentes. Esta sobreutilização de SABA é um indicador de mau controlo da asma, devendo motivar a procura de ajuda médica e, após avaliação cuidada, ajustar o plano de tratamento da asma.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • Global Initiative for Asthma (GINA). Global Strategy for Asthma Management and Prevention. Disponível em https://ginasthma.org/gina-reports/ (Consultado em maio de 2024).
  • Guía Española para El Manejo del Asma (GEMA 5.4). Disponível em https://www.gemasma.com (Consultado em maio de 2024).

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Imunoalergologia da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde